quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pesquisadores apontam que erva mate faz bem ao coração















Saiu no Bom dia Brasil, da TV Globo: http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1551874-16020,00-PESQUISADORES+APONTAM+QUE+CHIMARRAO+FAZ+BEM+AO+CORACAO.html

O consumo de cem gramas do chá a base de erva mate, duas vezes por dia, ajuda a reduzir o colesterol e os níveis de triglicerídeos. O efeito estimulante já é bem conhecido pela sabedoria popular. Mas há outros benefícios que começam a ser comprovados agora pela ciência.

A biomédica Rejane Giacomeli Tavares estudou a ação da erva-mate em cobaias. Descobriu que o consumo de cem gramas do chá, duas vezes por dia, ajuda a proteger o coração.“Houve uma redução nos índices de colesterol, em torno de 29%, e uma significante redução no índice de triglicerídios, em torno de 62%, que é bastante interessante”, aponta a biomédica Rejane Giacomeli Tavares.

Mas ninguém precisa gostar de beber chimarrão para se beneficiar das qualidades da erva-mate. Em um laboratório, o extrato da planta já é o ingrediente principal em cremes feitos para retardar o envelhecimento da pele. Os farmacêuticos dizem que o efeito é obtido graças à presença de uma substância antioxidante. “Contribui bloqueando a ação do radical livre”, explica a farmacêutica.

Assim, o mate virou princípio ativo de hidratantes, loções e máscaras de beleza. Mas o que diria sobre a novidade um típico gaúcho - daqueles acostumados a ver o chimarrão só dentro da cuia? Convidamos o supervisor de segurança Marcílio Goularte para fazer o teste.

“Na hora de fazer um chamego para uma prenda, as mãos têm que estar muito bem cuidadas, como ficou a minha agora, neste momento. Até os calos estão macios”, aprova o supervisor de segurança Marcílio Goularte. Quem não é do Rio Grande do Sul deve estar querendo saber em quem Marcílio vai fazer um chamego. No vocabulário gauchesco, “prenda” é a forma carinhosa com que os homens se referem às mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário